segunda-feira, 16 de abril de 2012

Lipoaspiração emagrece?


Entre todos os procedimentos da cirurgia plástica, a lipoaspiração é um dos mais populares entre os brasileiros. O objetivo da lipoaspiração é eliminar a gordura localizada. Sendo assim, a lipoaspiração não é recomendada para grandes emagrecimentos, mas sim para a retirada de gordura em excesso  – até mesmo em pessoas magras. No entanto, sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente haverá uma redução no peso. O que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os quilos retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada mantenha com o restante do tronco e os membros, pois a lipoaspiração não pode ser caracterizada como uma dieta para perder peso.

A avaliação correta de 3 itens: qualidade da elasticidade da pele, quantidade de gordura e sua localização, nos permitem avaliar o resultado individual de cada paciente. Nos casos, em que o paciente está com o peso acima do normal. Recomendamos um equilíbrio prévio, antes da cirurgia, o que nos leva a aconselhar àqueles que assim se apresentem a prosseguir com um tratamento clínico ou fisioterápico prévio antes de realizar o procedimento cirúrgico.

A lipoaspiração pode ser realizada em diversas áreas do corpo em que há o acúmulo de gordura, como abdome, flancos, dorso, coxas, glúteos, braços e culote.

Muitos pacientes em sobre peso ou mesmo obesos procuram os cirurgiões para realizarem uma lipoaspiração com a finalidade de perder os quilinhos indesejados, mas de acordo com a  Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o volume total de gordura a ser retirado por sessão, não deve ultrapassar  5% do peso corporal. Pois a partir deste volume já pode ocorrer alterações fisiológicas que podem colocar em risco a saúde do paciente.

Portanto, raramente a lipoaspiração traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos e com bom senso. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. O perigo é equivalente à uma cirurgia eletiva ou mesmo uma viagem de avião ou de automóvel, e até o simples atravessar de uma rua. Entretanto, é importante levar em conta, que grandes volumes retirados poderão determinar riscos, tanto no ato operatório quanto no pós-operatório. Seu cirurgião deverá lhe esclarecer detalhadamente sobre o volume ideal para cada caso.


 


QUAIS A ETAPAS PARA SE REALIZAR UMA LIPOASPIRAÇÃO:




PRIMEIRA ETAPA: é a mais importante pois nesta primeira consulta você ira conversar com seu médico, explicando tudo que lhe incomoda e todos os seus desejos para realizar a cirurgia . Por outro lado após uma criteriosa avaliação do seu cirurgião plástico, ele ira determinar junto com você as áreas a serem lipoaspiradas, explicando todo o processo, os riscos e o possível resultado da sua cirurgia em detalhes.

SEGUNDA ETAPA: consiste na realização de todos os exames laboratoriais prescritos pelo médico, serão dadas todas as informações e preparos pré-cirúrgicos informando tudo que devera ser feito antes e depois da cirurgia, para que o seu procedimento ocorra de uma forma segura e atinja o objetivo combinado com seu medico.

TERCEIRA ETAPA: é a realização da lipoaspiração que deve sempre ser em ambiente hospitalar, com todas as condições necessárias para uma boa cirurgia, com segurança, conforto e bom senso a cima de tudo, por parte dos cirurgiões.

Embora existam várias técnicas de lipoaspiração, a técnica mais utilizada é a tumescente. Nela, antes de remover a gordura, injeta-se líquido na área a ser tratada que irá auxiliar a entorpecer a área tratada, controlando a perda sanguínea e facilitando a remoção da gordura. A seguir, através da VIBROLIPOASPIRAÇÃO, uma   cânula de lipoaspiração é inserida na camada de gordura abaixo da pele retirando todo a gordura desejada.

A VIBROLIPOASPIRAÇÃO, por ser um método menos traumático para o paciente, aonde o cirurgião é auxiliado pelas vibrações do aparelho facilitando a retirada da gordura com mais precisão. Causará com isso um menor edema pós-operatório, menos sangramento, hematomas e uma recuperação mais rápida e menos dolorida para o paciente.


O PÓS-OPERATÓRIO é muito importante porque depende diretamente do cumprimento das orientações médicas. Podendo ocorrer inchaço, equimoses, hematomas, fibroses e dor no local que variam para cada paciente. A utilização de cintas compressivas visa atenuar estes sintomas que associado a drenagem linfática pós-operatória ajudarão a amenizar este processo inicial, que após o 3°ou 4° mês já poderemos ver uma grande diferença na silhueta corporal.

Após tudo isso, devemos ter em mente que a LIPOASPIRAÇÃO não é e nunca será algum tipo de dieta  como muitos pensam. Por ser um procedimento cirúrgico  envolve diversos riscos graves quando não bem indicada. Devido a isso procure sempre um medico especialista cirurgião plástico que poderá lhe informar sobre o procedimento com bom senso e seriedade para que sua cirurgia ocorra com segurança e você conquista o seu objetivo e reconquiste sua autoestima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário