quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Saiba como escolher o tamanho ideal da prótese de silicone




Para escolher o tamanho ideal de uma prótese mamária devemos seguir um planejamento baseado nas características físicas de cada paciente, tendo 5 pontos básicos para determinar este volume:

* Quantidade de tecido mamário no polo superior e inferior
* Diâmetro da base da mama
* Elasticidade da pele da mama
* Distância do mamilo ao sulco infra-mamário
* Bom senso

Devemos agir com bom senso levando em conta também o desejo do paciente, sendo nestes casos o médico tem o dever de mostrar através de argumentos objetivos conforme já citados acima o que é melhor para cada um e não fazer da cirurgia uma receita de bolo igual para todos.

Veja algumas dúvidas frequentes:

3. Como lidar com a insatisfação da paciente depois da cirurgia, caso ela ocorra? Dá para refazer a plástica e corrigir o que a incomoda (no caso, creio que seria necessário trocar a prótese)?

A insatisfação muitas vezes ocorre por falta de diálogo entre médico e o paciente, para diminuir isso é importante quantas consultas forem necessárias afim de elucidar qualquer tipo de duvida que possa levar a uma Insatisfação futura. Mas se mesmo assim ocorrer, podemos realizar um novo procedimento para corrigir o que incomoda trocando o tamanho, forma ou a posição de uma prótese implantada sem causar nenhum prejuízo físico a paciente.


4. Quais cuidados a paciente deve ter na escolha da prótese para não colocar a saúde em risco?
Os cuidados que toda paciente deve ter são:


* Realizar o procedimento dentro de um hospital que ofereça toda a segurança.

* Utilizar próteses que possua todos os registros dos órgãos competentes
* Procurar um médico cirurgião plástico especialista pela SBCP, que com bom senso irá determinar o que será melhor para você e não colocando sua saúde em risco.


Após uma avaliação médica criteriosa podemos classificar os seios em P, M ou G que através dos itens analisados das características físicas de cada paciente irão determinar o tipo de técnica e tamanhos das próteses a serem utilizados



SEIOS P


Que apresentam como características: Diâmetro da base da mama de até 11 cm, elasticidade da pele da mama até 2 cm e quantidade de tecido mamário no polo superior de até 2 cm e no polo inferior de até 0,5 cm. Devemos utilizar próteses em torno de até 240ml.


Neste caso a técnica a ser empregada, seria a colocação da prótese em um plano submuscular total e a via de acesso na pele pode ser: sulco mamário, axilar ou areolar.

A vantagem que temos nesta técnica será de uma cobertura segura desta prótese pelo músculo peitoral em relação ao delgado tecido mamário, determinando um contorno e uma projeção natural e não marcando o contorno mamário. Como desvantagem, um tempo de recuperação maior cerca de 20 dias, possibilidade da prótese se deslocar e dor acentuada no pós-operatório imediato.



SEIOS M


São seios que apresentam Diâmetro de base entre 11 cm e 13 cm, com elasticidade da pele de cerca de 3 cm, tecido mamário no polo superior maior que 2 cm e no polo inferior maior que 0,5 cm. Podemos utilizar próteses de ate 350 ml.


Neste caso a técnica a ser empregada seria o Duplo Plano, que posiciona a parte superior da prótese embaixo do músculo peitoral e a parte inferior em plano subglandular e via de acesso poderá ser sulco mamário ou areolar.

A vantagem desta técnica será de amenizar um possível contorno artificial nas mamas no pólo superior dando proteção a esta prótese e mantendo a harmonia e beleza do polo superior desejado pela paciente. Como desvantagem dor acentuada no pós operatório imediato e tempo de recuperação em torno de 15 dias





SEIOS G

Podemos pensar em seios que possuem diâmetro de base maior que 13 cm, quantidade te tecido mamário maior que 3 cm e elasticidade da mama maior que 4 cm. Aonde podemos usar com segurança próteses maiores que 350 ml.

Neste caso a técnica utilizada será a colocação da prótese em um plano Subglandular ou Subfascial e a vias de acesso pode ser tanto axilar, areolar ou sulco mamário.

A vantagem ocorro pois o paciente por apresentar um grande quantidade de tecido mamário poderá cobrir de forma segura, a prótese determinando um contorno natural e bonito as mamas, com uma recuperação rápida e dor mínima no pós-operatório.

Mas existem riscos quando se coloca uma prótese de um volume muito acentuado, diversas alterações podem ocorrer como perda do tecido mamário, queda acentuada das mamas devido a dilatação da pele , formação de estrias entre outras, o que juntas irão causar uma deformidade das mamas que por muitas vezes somente com uma cirurgia reparadora conseguimos concertar.

Por isso é muito importante o bom senso e o conhecimento técnico de seu médico afim de indicar a prótese mais adequada para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário